25 características que todo macho alpha possui (eu aposto que você não tem a 19ª)

Você acha que possui pelo menos metade das características de um macho alpha? Tem certeza?

Se você quer saber todas as características e atributos, e gostaria de se tornar um homem de verdade eu te convido a ler esse artigo.

Nele você vai aprender:

  • Quais as características de um macho alpha;
  • Como se tornar um;
  • Como evitar os principais erros;
  • e o que está te impedindo de evoluir.

Se isso te parece interessante, continue descendo a tela.

Esse artigo é um guia completo para você saber o que deve melhorar para ter as características de um macho alpha

Quando eu me propus a escrever esse artigo, eu sei o quanto essa ideia de macho alpha parece irreal e difícil de alcançar, entretanto, esse post serve como um guia apenas, está certo?

É muito difícil encontrar alguém que tenha 100% essas características, afinal, somos humanos. Então se você, durante a leitura, perceber que tem muito o que melhorar, não se sinta mal e procure evoluir.

Qualquer sugestão que você tiver para esse lista, você pode me dizer nos comentários.

O que é um macho alpha

características de um macho alpha

Não adianta eu te falar como se tornar um macho alpha se você não sabe exatamente o que isso significa, não é mesmo?

Então, para evitar confusões futuras, vou deixar a definição clara para você.

Macho alfa é um termo usado na zoologia que define os animais que possuem características dominantes, sendo assim, os líderes dos seus bandos.

Se tratando de seres humanos, um macho alpha seria aquele homem dotado de confiança e capacidade de liderar os outros.

Com esse conceito claro na sua mente, agora podemos ver as características de um macho alpha.

#1. Ele é autoconfiante

Essa é a primeira e a mais importante característica, já que sem ela, não é possível ter as outras.

Se você quiser aprender como ser confiante, eu já escrevi um post a respeito, clique no link abaixo:

7 passos poderosos e simples para construir uma confiança inabalável em pouco tempo (método infalível).

#2. Ele sabe ser frio quando necessário

Algumas pessoas defendem que para ser um macho alpha é importante ser frio o tempo inteiro e jamais falar sobre os seus sentimentos. Eu discordo.

Se você tem medo de falar dos seus sentimentos, isso já te faz fraco, pelo fato de ter que esconder o que sente para fingir ser o machão do grupo.

Você não precisa ser um cara frio e calculista, basta saber o momento certo de usar essas atitudes.

O melhor momento para se manter calmo e racional é exatamente quando todos estiverem perdendo a cabeça. Isso, por si só, já separa os alphas dos betas (um macho beta é o oposto de um macho alpha).

Se você prestar atenção, em filmes de ação (que modelam o conceito de alpha nos personagens principais), você vai notar que os protagonistas sempre estão calmos em uma situação de extremo perigo.

#3. Ele é forte

Se estivéssemos falando do reino animal, apenas a força física contaria, mas para nós humanos as coisas mudam um pouco de figura. É necessário além da força física, ter uma força mental também, que vamos chamar de controle emocional a partir de agora, está certo?

Força física

Se você não tem um bom físico, vá para uma academia. Não para ficar bombado e altamente apegado à aparência, mas para ter o mínimo de corpo para prover proteção para as pessoas a sua volta.

Controle emocional

Se você não tem controle emocional é mais complicado, você terá que se colocar em situações que normalmente perderia a cabeça e tentar manter a calma.

#4. Ele é um líder

Como eu te disse no início desse artigo, o macho alpha é um líder. Mas relaxa que esse conceito é mais simples do que realmente parece.

Você não precisa ser líder da sua turma na faculdade, nem ser líder de uma grande empresa para ser alpha. Você só precisa passar a segurança de que caso precise assumir o comando, faria isso da melhor maneira possível.

Por exemplo, digamos que o seu chefe quer viajar e precisa de alguém para comandar a empresa enquanto ele estiver fora, então ele resolveu chamar você. Isso é se mostrar um líder.

Você não precisa passar por cima do seu patrão, apenas mostre para ele que você dá conta de liderar a equipe assim como ele.

No entanto, tome muito cuidado para não ferir a autoridade das outras pessoas. Nenhum chefe gosta de ser atrapalhado ou ter seu trabalho questionado por outro inferior (hierarquicamente falando).

Outro ponto importante de citar é que uma das características de um macho alpha é ser o líder do seu relacionamento. Mas eu não estou falando naquele cara que é mandão e que praticamente obriga a namorada a fazer o que ele quer.

Líder não é quem manda, é quem lidera (um conceito absurdamente simples que muita gente esquece).

#5. Ele possui instinto de proteção

Não há como ser o líder de um grupo sem prover proteção para os liderados, você concorda comigo?

Ter o instinto de proteção afiado é uma dos principais atributos que um homem de verdade deve ter. Isso vai desde os seus relacionamentos amorosos, até os seus relacionamentos em outros círculos sociais como a escola ou a universidade.

Esse instinto de proteção está ligado altamente com a empatia, que é saber se importar com o outro e se colocar no lugar dele.

[captura]

#6. Ele não se leva tão a sério

Um alpha percebe que a diversão faz parte da vida. Ele não é aquele cara isolado que não brinca, que não expressa sentimentos que não pode cometer um erro… Pelo contrário, ele entende que essas coisas são naturais e aprende com elas.

Ele não é nem o sujeito que acha que a vida é uma eterna diversão, nem é aquele que acredita que tudo deve ser levado a sério demais.

Há um equilíbrio a ser alcançado e ele busca o tempo todo essa forma assertiva de viver.

#7. Ele não coloca a mulher em um pedestal

mulher em um pedestal

Um alpha jamais coloca a mulher em um pedestal, ele compreende que ela é tão humana e falha como ele. Não a coloca em uma posição superior, nem inferior.

Ele trata as mulheres com respeito e com igualdade, devolvendo as consequências dos seus atos, seja com a sua presença constante ou com a sua ausência, porém jamais utiliza a força física para fazer isso e entende que mesmo uma mulher não sendo boa, não merece ser tratada de forma negativa.

A simples ausência de um alpha é o maior castigo que uma mulher pode ter.

#8. Ele sabe pedir perdão sem se rebaixar

Um alpha admite seus erros e entende que é tão humano como todo mundo, entretanto ele não faz uma cena absurdamente emocional para se desculpar.

Ele é basicamente sério e sincero ao dizer: “Me desculpe, isso não vai se repetir.”

E de fato ele não permite que aquilo se permita porque…

#9. Ele valoriza a sua própria palavra

Se ele diz que vai fazer algo, ele realmente vai fazer. Não existe meio termo.

Ele não vem com desculpas esfarrapadas e não tenta sensibilizar as outras pessoas. A sua palavra é sua lei e o que ele disser deverá ser feito.

Caso aconteça um imprevisto que o impossibilite (mesmo) de cumprir a sua palavra, ele é sincero e não permite que o que ele disse seja desmerecido.

Tem como uma de suas frases principais:

Um homem tem que fazer o que um homem tem que fazer.

#10. Ele é otimista

Uma das principais características de um macho alpha é o otimismo. Para ele, mesmo que as coisas estejam ruins, ele sabe que elas vão melhorar, porque ele fará tudo melhorar, na medida do possível.

Note, mais uma vez, os personagens principais dos filmes de ação, eles ou estão sempre sérios ou com um sorrisinho irônico no rosto, que é uma manifestação do otimismo.

#11. Ele não tem medo de correr riscos

boxeador

Ele não tem medo de correr riscos calculados. Ou seja, ele entende que algumas coisas podem dar errado e que é normal caso isso ocorra, mas mesmo assim decide arriscar.

É bom deixar claro que correr riscos não é a mesma coisa que ser imprudente. Por isso são riscos calculados.

Se um alpha for entrar em um negócio, ele sabe o quanto pode perder.

Se for entrar em um relacionamento, ele sabe o quanto aquilo pode afetá-lo.

Se for resolver um problema, ele sabe o pior que pode acontecer.

Mesmo em todas essas situações, ele não tem medo de correr riscos e se prepara tanto para o melhor quanto para o pior.

#12. Ele assume a responsabilidade da sua própria vida

Além de correr riscos, como eu falei no item anterior um homem de verdade deve saber que a sua vida é inteiramente responsabilidade dele, sem desculpas, sem deixar o medo afetá-lo tanto e com a consciência de que as coisas podem dar certo ou errado.

Ele não transfere a responsabilidade da sua vida para outras pessoas, porque sabe que quando faz isso, está deixando de ser o dono da sua própria existência e abandonando a oportunidade de ser o seu próprio líder.

#13. Ele é ambicioso

Uma das principais características de um macho alpha é a capacidade dele desejar melhorar de vida, ou seja, de possuir ambição.

No entanto, ele percebe que para ser ambicioso não é necessário ser ganancioso. Ele sempre busca um equilíbrio entre entender o que a vida reserva para ele agora e o que ele pode conquistar futuramente.

#14. Ele tem a voz acertada

Ele não fala em tom de fraqueza ou submissão, a sua voz é acertada. Nem rápida demais, de forma que mostre insegurança, nem lenta demais, de forma que mostre tédio ou cansaço.

Um macho alpha percebe que a sua voz deve transmitir uma sensação de paz misturada com segurança. Que há algo além de apenas palavras, que há intenção por detrás de cada uma delas.

#15. Ele controla o ego

Um alpha não se magoa ou se fere sentimentalmente (pelo menos não com facilidade), ele sabe que se isso acontecer é porque o seu ego está tomando o lugar.

O importante é transmitir paz com suas atitudes, mas não para simular paz, mas para externar o sentimento de tranquilidade dentro dele mesmo…

E com isso entramos para o outro item da lista que é…

#16. Ele é calmo

homem calmo

Se ele é confiante e otimista, porque ficaria nervoso ou preocupado com as coisas? Afinal, ele é confiante e por mais que nem tudo esteja sob seu controle, ele entende que não há motivos para tanta preocupação.

Graças a essa calmaria, ele consegue conversar com as pessoas de forma reflexiva fazendo com que elas olhem para dentro delas mesmas e encontrem a mesma sensação de paz.

#17. Ele tem uma linguagem corporal específica

Provavelmente essa é uma das características de um macho alpha mais conhecidas, a sua linguagem corporal.

Você percebe que ele é imponente de uma forma discreta, sendo natural e com uma postura nada forçada.

Ele não anda de cabeça baixa, não encolhe os ombros para a frente, não desvia o olhar frequentemente e principalmente, está relaxado.

Seus braços e pernas estão sempre soltos de maneira que ele se posiciona no ambiente sem medo de ocupar espaço. Para ele, quanto mais espaço ocupar, melhor. Afinal, seu corpo é uma extensão do seu território.

E por último, ele não tem medo de tocar nas pessoas, porém percebe até que ponto está sendo incômodo ou não.

#18. Ele não se justifica para os outros

Se a vida de um alpha pertence a ele mesmo, porque justificaria ela para outras pessoas? Cada um dos seus projetos são pouco divulgados e recebem o mérito por ele mesmo e não por outra coisa.

Ele surpreende todos a sua volta com as suas conquistas, principalmente porque elas pegam as outras pessoas de surpresa.

Ele não se justifica de maneira fraca e coitada para outras pessoas, para ele tanto faz o que elas pensam ou deixam de pensar, já que isso não muda nada em sua vida.

Por muitas vezes, ele prefere ter o sabor de uma vitória com poucos amigos do que gritar ela para milhares de invejosos seus méritos.

#19. Ele tem estabilidade emocional

Ele não fica instável mentalmente com frequência, porque a sua mente é como uma fortaleza impenetrável, que nem ele mesmo é capaz de fazer mal, tão facilmente.

Quando ele percebe que está perdendo a estabilidade emocional, rapidamente ele olha para dentro de si e busca encontrar a segurança novamente. Não para fingir não ter problemas, mas porque sabe que tem pessoas que são dependentes dele.

O verdadeira macho alpha sabe que ele é humano e que é impossível estar 100% bem o tempo inteiro, mas ele reduz ao máximo esses períodos de insegurança sentimental com o objetivo de se ajudar e ajudar todos a sua volta.

Se você quiser te estabilidade emocional, leia o artigo Como Deixar de ser um Homem Fraco: 5 dicas fáceis (até demais) sobre como ser emocionalmente estável.

[captura]

#20. Ele olha nos olhos das pessoas

homem com olhar fixo

Como prova da sua confiança ele não tem medo de olhar nos olhos das pessoas. Por que não olharia?

No entanto, não é um olhar amedrontador, é um olhar que apenas realça o quanto ele está seguro consigo mesmo.

Para uma mulher, esse olhar é um sinal de confiança, para um homem, um sinal de liderança.

#21. Ele é carismático

Um homem de verdade sabe ser carismático e incentivar as pessoas a serem seus amigos. Com todo esse poder de atração as pessoas gostam de estar do lado dele, porque ele acaba fazendo elas se sentirem melhores do que realmente são.

Esse carisma não é forçado, é apenas um aspecto de quem ele é e da forma que ele interage com as pessoas.

#22. Ele é persuasivo

Ele sabe conseguir o que quer porque sabe fazer com que as pessoas se sintam bem ouvidas, respeitadas e conectadas com ele.

Diferente de manipuladores baratos que utilizam as pessoas de maneira negativa, o alpha é puramente persuasivo e respeita a decisão de uma pessoa, caso ela não queira ajudá-lo.

A sua forma de ser persuasivo é trazendo lucro para as outras pessoas, não apenas benefício próprio.

Se você quiser aprender a ser persuasivo, eu aconselho o Mais Persuasão, blog do grande Edson Oliveira.

#23. Ele é o prêmio das interações

As pessoas desejam estar perto dele, ele é o prêmio das interações.

Essa, dentre as características de um macho alpha não é nada mais, nada menos do que uma autovalorização.

Mas ele não se sente o prêmio de maneira convencida, ele apenas entende que de fato faz diferença na vida de outras pessoas, fazendo com que elas precisem dele com frequência.

Essa atitude dele ajuda a retirar as mulheres do pedestal, falando nisso, entramos no próximo item da lista…

#24. Ele não tem medo das mulheres

homem e mulher na praia

Ele não tem medo de conversar com mulheres, de mostrar suas atitudes e de mostrar quem é, principalmente seus defeitos. Porque ele não precisa da aprovação delas.

Aliás, ele não precisa da aprovação de ninguém, ele é quem deve ser.

As mulheres não apresentam perigo para ele, porque elas são consideradas pessoas normais que estão no mesmo patamar. Nem superior, nem inferior, apenas complementares a ele.

Se você precisa de ajuda para perder o medo das mulheres, eu aconselho o artigo Como Perder a Timidez para Chegar em uma Mulher do blog Macho em Série.

#25. Ele não se vitimiza

Por último, como uma das principais características de um macho alpha… Ele não se vitimiza, ele não se faz de coitado, ele não busca tocar as pessoas sentimentalmente de forma negativa.

Atualmente, nessa época recheada de mimimi essa é uma das características mais difíceis de se conseguir, porque o tempo todo as pessoas estão reclamando de algo.

Conclusão – Recapitulando as 25 características de um macho alpha

Esse artigo foi bastante extenso, mas tenho certeza que ele foi útil para você.

Nele nós vimos as 25 características de um macho alpha, ou seja, vimos que ele…

  • #1. É autoconfiante;
  • #2. Sabe ser frio quando necessário;
  • #3. É forte;
  • #4. É um líder;
  • #5. Possui instinto de proteção;
  • #6. Não se leva tão a sério;
  • #7. Não coloca a mulher em um pedestal;
  • #8. Sabe pedir perdão sem se rebaixar;
  • #9. Valoriza a sua própria palavra;
  • #10. É otimista;
  • #11. Não tem medo de correr riscos;
  • #12. Assume a responsabilidade da sua própria vida;
  • #13. É ambicioso;
  • #14. Tem a voz acertada;
  • #15. Controla o ego;
  • #16. É calmo;
  • #17. Tem uma linguagem corporal específica;
  • #18. Não se justifica para os outros;
  • #19. Tem estabilidade emocional;
  • #20. Olha nos olhos das pessoas;
  • #21. É carismático;
  • #22. É persuasivo;
  • #23. É o prêmio das interações;
  • #24. Não tem medo de mulheres;
  • #25. Não se vitimiza.

Eu espero que esse guia tenha te ajudado a entender as principais características de um macho alpha, se ajudou, me deixe um comentário aí embaixo para eu saber sua opinião.

Um forte abraço e até o próximo artigo.