Você quer fazer parte da nossa lista VIP e receber conteúdos exclusivos?

As 10 características de um homem de verdade (a 7ª é a mais difícil)

Escrito por: Áquila Adler em 21/11/2017 - Categoria: Desenvolvimento Pessoal - Atualizado em 30/01/2018 - 2 Comentários
Compartilhe:

É muito comum encontrar na internet artigos ensinando como ser um homem de verdade, mas o que realmente seria esse tal “homem de verdade”?

Seria o James Bond?

Seria um cara que age como os protagonistas de filmes de ação?

Seria um padrão humanamente impossível de alcançar?

Seriam as três opções acima?

Continue lendo esse artigo se você quiser saber mais sobre:

Tudo o que você precisa fazer é continuar descendo a tela.

O que é um homem de verdade?

homem olhando para o horizonte

Existem várias definições sobre o que é ser um homem de verdade, a que eu mais gosto de trabalhar é:

Um homem de verdade é aquele que deixou para trás as características de menino e alcançou a maturidade necessária para lidar com a própria vida.

Em resumo, ser homem é ter maturidade.

A falsa ideia de masculinidade

No entanto, um dos problemas que eu vejo, é que muitos blogs, principalmente de desenvolvimento masculino, defendem a ideia de que o homem deve ser frio, calculista, sério e praticamente desprovido de sentimentos, bem parecido com a descrição de Nessahan Alita.

No mundo fantasioso isso é incrível. Mas na vida real isso simplesmente não funciona.

No mundo real nós temos problemas, dificuldades e há situações em que chorar, correr atrás, reconhecer os seus próprios erros e abrir mão do ego são coisas extremamente necessárias.

Logo, é legal termos aquele padrão inalcançável de macho alpha para nos inspirarmos e evoluirmos, mas é extremamente negativo você incorporar 100% desse padrão na sua personalidade.

Faça parte da nossa lista VIP e tenha acesso à Biblioteca Suprema (onde temos vários eBooks gratuitos)

Fazer parte da lista VIP é completamente gratuito.
QUERO SER VIP 

Dito isso, vamos dar uma olhada nas…

10 características de um homem de verdade

Para você ser um homem de verdade é necessário absorver o tipo de mentalidade certa e incorporar atitudes no seu dia a dia, para isso, eu listei abaixo quais as características que você precisa adquirir.

Você está pronto?

#1. Ele não se leva tão a sério

homem sorrindo

Adquirir maturidade é aprender a rir de si mesmo e entender que você jamais vai alcançar a perfeição.

No meu dia a dia, eu vejo muitos homens sérios que nunca fazem um tipo de brincadeira sequer com medo de serem julgados “bobos” e isso se torna doentio.

A impressão que me passam é que querem estar em um pedestal imaginário como se a seriedade os fizessem mais homem do que outros.

E claro, eu não estou falando dos homens que são sérios naturalmente. Estou falando daqueles que sentem vontade de se divertir, mas limitam a sua própria personalidade para parecer algo que não são.

Não estou dizendo para você agir de maneira infantil, pelo contrário, você deve agir com maturidade, mas sem o medo de se divertir e de sorrir constantemente, caso ache necessário.

#2. Ele é congruente

homem sério

Ser congruente é agir de acordo com a sua mentalidade. Em outras palavras, se você está triste, não adianta fingir que está feliz e vice-versa.

Não é crime se sentir para baixo.

Não é errado acordar desanimado.

E definitivamente não é vergonhoso sentir tristeza.

A vida é cheia de surpresas e grande parte delas são negativas. Nada é fácil, nada será fácil e é assim que a vida funciona. Esperar apenas acontecimentos positivos dela, além de ilusório, é uma visão extremamente infantil.

Você precisa aprender a ser congruente consigo. Respeite os seus sentimentos e o seu estado de espírito. Tente mudá-los, se estiverem te prejudicando, mas os respeite.

#3. Ele é resiliente

bruce lee

“Seja como a água. Quando você a coloca em uma xícara ela torna-se a xícara, quando você a coloca em uma garrafa ela torna-se a garrafa. Diante de um obstáculo ela o circunda. Seja como a água…” – Bruce Lee.

Para aprender a como ser um homem de verdade e a enfrentar os problemas da sua vida, você precisa ser resiliente.

Assim como Bruce Lee afirmou nessa frase super conhecida dele, não adianta ficar batendo em um obstáculo, o ideal é que você o circunde e isso exige muita maturidade.

Se algo não está dando certo, por que insistir tanto? Por que não buscar estratégias para circundar o que te impede e chegar no objetivo que você tanto deseja?

Por exemplo, se você tem namorada e vocês sempre discutem pela mesma coisa, por que brigar com ela todas as vezes? Por que não ser resiliente e solucionar o problema por outras vias?

Se o seu chefe sempre briga com você, por que continuar fazendo as coisas do mesmo jeito? Por que não ser resiliente e fazer as coisas da maneira que ele está pedindo?

A capacidade de ser resiliente está altamente ligada a maturidade. Lembre-se sempre disso.

#4. Ele entende que nunca será perfeito

homem vendo atráves de espelho quebrado

Vou te falar algo estritamente pessoal sobre mim agora…

… Eu estou nessa caminhada de desenvolvimento pessoal há pelo menos 7 anos e, por mais que tenha evoluído muito em diversas áreas, eu ainda sou cheio de defeitos. Eu ainda tenho o que melhorar, ainda tenho o que consertar.

E não importa quantos anos passe me desenvolvendo, ainda assim, sempre terei algo para corrigir.

Por isso que, na página em que falo mais sobre o que é o Homem Supremo, eu vivo dizendo que não sou um semideus. Eu sou alguém normal, como você, podendo cometer os mesmos erros.

Você precisa entender que jamais alguém será perfeito.

Só que ao invés de utilizar isso para se sentir mal, use isso para te motivar. Mude a sua mentalidade para “Se eu nunca vou alcançar a perfeição, farei o possível para chegar o mais próximo dela”.

Se você for perfeccionista, sabe o quanto é difícil abrir mão de querer ser perfeito em tudo, mas o quanto antes se livrar dessa necessidade de perfeição, mais rápido você vai conseguir evoluir.

É necessário abrir mão do seu ego e deixar as coisas fluírem. Como diz Tyler Durden do filme Clube da Luta:

“Não queira ser completo, nada de querer ser perfeito. Pare de tentar controlar tudo e deixe o barco correr.”

#5. Ele aprende com os próprios erros

chiclete no sapato

Lembra que no início desse artigo nós definimos que, para aprender a como ser um homem de verdade, você precisa ter maturidade?

A principal maneira de se adquirir maturidade é aprender com os próprios erros, afinal, você vai errar constantemente e precisa tirar algum proveito disso.

A vantagem de se ter um diário

Eu sei que quando se fala em ter um diário, você provavelmente vai pensar naquelas garotas do ensino fundamental falando sobre garotos que estão apaixonadas (típico estereótipo de filme norte-americano), mas escrever um diário tem duas principais vantagens.

A primeira é que você é obrigado a fazer uma retrospectiva do seu dia toda vez que for escrever, isso te ajuda a aprender com tudo o que fez de errado.

A segunda vantagem é que você poderá notar a sua evolução no decorrer do tempo. Imagine comparar quem você é agora com o que você escreveu há dois anos.

É primordial que você se esforce para cometer o mesmo erro apenas uma vez. Afinal, errar pela segunda vez já não pode ser considerado erro e sim decisão.

#6. Ele aprende com o erro dos outros

homem observando

Observe as outras pessoas, principalmente quando elas estiverem tomando uma decisão ruim. Fazendo isso, você tem a vantagem de não precisar cometer os mesmos erros.

Por exemplo, quando eu era mais novo e morava em Brasília, pude ver vários colegas meus se tornarem viciados em drogas. Isso me fez criar uma aversão absurda a qualquer tipo de substância química, seja ela ilícita ou não, tanto é que só tomo remédios em situações extremas.

Você não precisa bater na sua namorada para saber que essa é uma decisão estúpida e absurdamente repreensível.

Você não precisa tratar mal os seus pais para saber que isso é errado.

E definitivamente você não precisa cometer algum crime para saber que pode ser preso por isso.

Todo ato tem uma consequência, seja ela positiva ou não. E melhor ainda quando você descobre a consequência desse ato sem praticá-lo. Assim, você tem tempo para decidir se agir da maneira X ou Y é a melhor coisa a se fazer.

Leve esse ensinamento para o resto da vida: “Você não precisa cometer um erro para aprender com ele“.

#7. Ele respeita (de verdade) as mulheres

casal Para aprender a como ser um homem de verdade, você precisa aprender a respeitar as mulheres.

E isso só acontece se você permitir que elas sejam, de fato, livres.

É muito fácil falar que respeita as mulheres, mas no momento em que sua namorada sai com as amigas você tem uma crise de ciúmes.

É muito fácil falar que respeita as mulheres, mas, quando você vê alguma garota com a roupa mais curta, automaticamente considera ela uma vadia ou uma garota fácil.

É muito fácil falar que respeita as mulheres , mas você as coloca em um nível abaixo de você.

Respeitar as mulheres é colocar elas, literalmente, no mesmo nível que você está. Ou seja, não considerar elas nem inferiores, nem superioras.

O problema é que a maioria dos homens ou comete o erro de endeusá-las demais ou comete o erro de considerá-las objetos sexuais.

Para ter maturidade e realmente se tornar um homem, você precisa entender isso. Precisa absorver a ideia de que respeitar elas e protegê-las é a sua função como homem na sociedade. Principalmente se tratando de relacionamentos.

#8. Ele sabe pedir desculpas

homem refletindo

O ego é impressionante. Por causa dele, muitas vezes nós nos distanciamos das pessoas por só valorizarmos a nossa opinião e os nossos sentimentos.

Pedir desculpas é o maior sinal de maturidade que alguém pode ter, afinal, você está afirmando que o erro foi seu, assumindo toda a responsabilidade que vem com ele.

No entanto, não basta apenas pedir desculpas, você também precisa corrigir o erro que cometeu e se esforçar para jamais isso acontecer novamente.

Não adianta pedir desculpas todas as vezes e sempre cometer o mesmo erro.

Algo muito importante, que muitos homens esquecem também, é que ao pedir desculpas você não precisa se vitimizar e se humilhar para a outra pessoa. Um simples “Eu errei, me perdoe. Isso não vai se repetir novamente” é suficiente.

Mas se esforce para manter a sua palavra e realmente não errar de novo.

#9. Ele se esforça pelas pessoas que ama

familia

Se você tem um bom pai, já deve ter percebido o quanto ele se sacrifica para cuidar da sua casa e para dar sustento a sua família. Ele pode não ser perfeito, mas se esforça pelas pessoas que ama.

Muitas vezes, o melhor exemplo para aprendermos a como ser um homem de verdade está dentro da nossa casa.

Seja o seu pai, um tio, seu avô, seu irmão, ou outras figuras masculinas de destaque.

Esse mesmo tipo de atitude pode ser observado na sua mãe também. Não que ela seja um “homem de verdade”, por razões lógicas, mas o fato de se sacrificar por você e por sua família a torna um exemplo muito grande a ser seguido.

Lembra que no item #6 desse artigo eu falei sobre aprender com o erro dos outros? Nesse item aqui, eu quero que você entenda que também é possível aprender com o exemplo positivo de outras pessoas.

Por isso, te aconselho a pegar alguém que você realmente considera um homem de verdade e modele a forma com que ele trata as pessoas que ama.

Faça parte da nossa lista VIP e tenha acesso à Biblioteca Suprema (onde temos vários eBooks gratuitos)

Fazer parte da lista VIP é completamente gratuito.
QUERO SER VIP 

É essencial ter alguém como referência positiva. Isso, inclusive, te ajuda a tomar melhores decisões no futuro.

#10. Ele procura sempre evoluir

sucesso

Um dos principais pontos em aprender a como ser um homem de verdade é o fato de você sempre procurar ser melhor todos os dias.

Para isso, é importante tanto ser confiante quanto aprender a lidar com os vampiros emocionais.

Um conceito bem simples que muitas pessoas utilizam é de você todos os dias ser 1% melhor do que no dia anterior. Eu particularmente, acho bacana essa forma de pensar.

Mas nesse momento você pode me perguntar:

“Áquila, eu sei que tenho que melhorar, mas não sei exatamente onde”.

Por causa disso, eu vou te dizer…

As 8 áreas que você deve evoluir

Existem oito principais áreas que você precisa se desenvolver para aprender a como ser um homem de verdade, são elas:

  • Amigos e familiares: Buscar se aproximar deles;
  • Lazer: Tentar sair e se divertir mais;
  • Vida financeira: Aprender a gerenciar o seu dinheiro e a ganhar mais dinheiro;
  • Intelecto: Se tornar mais inteligente, ler mais, adquirir novas experiências.
  • Espiritualidade: Se aproximar de uma causa maior, não necessariamente religiosa;
  • Amor: Investir em relacionamentos duradouros;
  • Trabalho e carreira: Fazer um curso superior, procurar um emprego melhor, se tornar um melhor profissional;
  • Saúde: Fazer um check-up, praticar exercícios e buscar a saúde de forma geral.

Se quiser saber mais, veja a página do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching falando sobre a roda da vida.

Como ser um homem de verdade

como ser um homem de verdade

Depois desses 10 itens, a melhor maneira de se tornar um homem assim é buscando aumentar cada uma dessas qualidades. Não tem segredo.

Todos os dias, ao acordar, escolha um item dessa lista e tente desenvolver a si mesmo.

Por exemplo, você pode pegar o item #3 e pensar:

“Hoje passarei o dia sendo mais resiliente”.

Ou então, pegar o item #9 e pensar:

“Hoje mostrarei para minha família o quanto me importo com eles”.

Use isso como metas diárias a cumprir. A médio/longo prazo, você vai finalmente notar o quanto evoluiu com o tempo e o quanto aprendeu a se tornar um homem melhor.

Conclusão – Recapitulando o artigo sobre como ser um homem de verdade

Nesse artigo eu te ensinei as características que eu julgo essenciais para se tornar um homem realmente evoluído, principalmente se tratando de maturidade.

Nós definimos que um homem de verdade tem as seguintes características:

  • #1. Ele não se leva tão a sério;
  • #2. Ele é congruente;
  • #3. Ele é resiliente;
  • #4. Ele entende que nunca será perfeito;
  • #5. Ele aprende com os próprios erros;
  • #6. Ele aprende com os erros dos outros;
  • #7. Ele respeita (de verdade) as mulheres;
  • #8. Ele sabe pedir desculpas;
  • #9. Ele se esforça pelas pessoas que ama;
  • #10. Ele procura sempre evoluir.

Muito obrigado por ter lido esse artigo até aqui. 🙂

Um forte abraço!


Por último, quero, por favor, te pedir para comentar aqui embaixo e me dizer o que achou do artigo. Ele te ajudou a você descobrir como ser um homem de verdade?

Compartilhe:

2 pessoas já comentaram esse artigo. Não fique de fora, comente também :)

  1. Matheus disse:

    Admirei muito o seu artigo, muito bom,e bem informativo aprendiais um pouco sobre ser um Homem de verdade. Agradeço as palavras,um forte abraço

Os comentários estão fechados.

Importante

Todos os padrões de comportamento descritos nesse blog e nas diversas mídias sociais se referem a homens e mulheres héteros adultos; e demonstram como pessoas de diferentes sexos funcionam na maioria dos casos. Não negamos que existam exceções.

Esse projeto não faz apologia ao machismo ou a diminuição de um gênero em relação ao outro, bem como não apoia nenhuma causa política.